terça-feira, 16 de setembro de 2008

Somos o que comemos: Trofoterapia


Hipócrates já dizia: "Faça do alimento seu remédio e o remédio, o seu alimento". Assim a trofoterapia é a alimentação direcionada à recuperação e/ou manutenção da saúde. A natureza nos supre de poderosas ferramentas, os tais alimentos funcionais, capazes de regular o organismo, equilibrando, desintoxicando e reativando suas plenas funções, para que possamos ter a melhor qualidade de vida. Alimentar-se não é apenas uma necessidade fisiológica; é também o exercício de nossa capacidade de escolher entre o remédio e o veneno, entre a saúde e a doença.
Alguns exemplos de alimentos que vão muito além da nutrição, sendo capazes de revigorar o corpo e ajudá-lo a combater os fatores patogênicos:
  • semente de melancia possui uma substância chamada curobucitrina, que age como vasodilatador sendo indicado para hipertensão arterial;
  • cebola possui alicina, age como bactericida e antiinflamatória. Os cientistas ingleses descobriram ainda a presença de glucoquinina, que tem a capacidade de reduzir as altas taxas de glicose no sangue;
  • abacaxis possuem uma enzima proteolítica chamada bromelina, com ação expectorante e analéptica (favorece convalescença);
  • couve e agrião contêm o indol e o isotiocianato, composto com ação comprovada preventiva de câncer de cólon, mama e pulmão;
  • batata o suco é um excelente remédio contra azia e as úlceras do estômago, por conter solanina, agente ativo das solanáceas, é usada para inibir a ação dos ácidos digestivos no estômago, evitando a irritação de mucosas;
  • cenoura rica em betacaroteno, vitamina antioxidante poderosa contra o envelhecimento. Tem muito cálcio e fósforo (bom para os ossos e contrações musculares), vitamina B1 (boa para o coração, sistema nervoso e músculos), B2 (boa para pele, olhos e ajuda na utilização de proteínas) e pectina, uma fibra alimentar que combate o colesterol. Está comprovado cientificamente que a cenoura previne alguns tipos de câncer.
A orientação trofológica consiste em direcionar os padrões alimentares, de modo que cada pessoa seja analisada individualmente em suas necessidades. Prioriza alimentos integrais, orgânicos, frescos e de boa procedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

2016 - Retomei a Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN e iniciei a Pós-Graduação em Terapia Vibracional Quântica.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.