terça-feira, 29 de setembro de 2009

Primavera: tempo de renascer


Estamos na primavera! Esse é um momento especial, onde reiniciamos o ciclo das quatro estações. Tempo de renascimento, de nova vida a flora e fauna; e também um momento muito propício para colocar em prática ovos projetos ou concretizar aqueles que estavam guardados no fundo da gaveta.

Sob influência de tanta renovação, temos a chance de olhar para dentro e abrir mão de tudo aquilo que já não nos serve: sentimentos, apegos, vícios, relações laboriosas, enfim, é o momento de deixar ir tudo o que nos incomoda e aflige, dando lugar à possibilidade do belo e próspero.

Toda essa mudança pode começar a partir de pequenos hábitos, tornando nosso dia-a-dia mais tranqüilo e agradável. Deixo aqui algumas dicas:

• Que tal acordar 15 minutinhos mais cedo? Esse tempo pode ser usado para um relaxamento, antes de começar as atividades diárias. Pode ser uma meditação, que acalma a mente e o coração; um breve alongamento, despertando o corpo para o longo dia pela frente; um banho tranqüilo, com música relaxante, favorecendo cuidados que, às vezes por falta de tempo, deixamos de ter; ou mesmo a preparação de um belo café da manhã pode ser um momento de prazer.

• No final do dia, com a temperatura mais amena, o ideal é fazer uma caminhada. Se tiver a possibilidade de ir a um parque, ou um local mais tranqüilo, excelente! Procure caminhar respeitando seu ritmo, sem euforia; preste atenção à respiração e conecte-se com as mensagens que o seu corpo passa. Muitos insights podem surgir nesse momento, resolvendo questões que há tempos estavam pendentes.

• Procure estar em companhia de pessoas agradáveis. Talvez seja um bom momento para convidar aqueles amigos especiais para um jantarzinho em casa. Se tiver filhos, reserve um momento para ser criança também. É muito revigorante sentar com as crianças e brincar, sem se preocupar com os compromissos.

• Opte por refeições mais leves e coma pausadamente. Se almoçar fora, na companhia de colegas de trabalho, procure falar amenidades, deixando os problemas da empresa de lado, pelo menos nesse momento.


• Inspire-se! Aproveite a estação e enfeite a casa com flores. É uma grande alegria chegar em casa e sentir o aconchego das flores. 

• Mesmo com uma rotina atribulada, é imprescindível reservar um tempo para os cuidados com a saúde. Procure respeitar as próprias necessidades. Se as costas estão tensas e o corpo cansado, aproveite para receber uma massagem. Não levará mais do que duas horas e os benefícios se estenderão ao longo da semana.

Com pequenos cuidados, certamente teremos o semblante mais tranqüilo e o corpo mais disposto. E assim, toda a beleza da primavera poderá se manifestar em nós, na família, entre os amigos e até no trabalho. Aproveite este momento!

Nicole Passos

Phoenix Espaço Holístico
Rua Fernando Amaro, 737 - Alto da XV - Curitiba
(41) 3077-8397

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.