segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Corrida: uma aliada da boa saúde e da boa forma


Fonte da imagem aqui

A corrida é um esporte crescente Brasil à fora. A cada ano, as corridas de rua atraem mais participantes, a maioria com um objetivo comum: apenas completar o percurso. A busca pelo esporte se deve, em parte, à facilidade de acesso a prática: à princípio, qualquer um pode correr, desde que apresente boas condições de saúde.
Quem inicia a prática logo nota seus benefícios: a corrida provoca aumento da produção de endorfinas, o que traz alívio de tensões e uma sensação de bem estar quase viciante. Nesse caso, um vício muito saudável e que deve ser estimulado! Pessoas que trabalham em ambientes estressantes e/ou que busquem um estilo de vida mais leve, longe do cigarro e da junkie food, por exemplo, podem fazer da corrida uma aliada.
Com o passar do tempo e estabelecida a regularidade do exercício, surgem bonus pra lá de estimulantes:  a perda de peso começa a ser notada (e comemorada por quem luta para sair da linha do sobrepeso), as escolhas alimentares se tornam mais conscientes (devido às necessidades nutricionais mais específicas do corpo) e o sono também melhora qualitativa e quantitativamente (pois o gasto energético provoca maior relaxamento, prolongando o tempo e melhorando a qualidade do repouso).
Especialmente no início, as corridas progressivas são mais indicadas. Isso significa começar com um ritmo confortável, mas constante, respeitando seu tempo e condições físicas, e aos poucos, acelerar o passo, superando as dificuldades a cada treino. Leia aqui como se beneficiar das corridas progressivas.
Outro ponto que merece atenção é a escolha do calçado adequado. Antes da compra, preste atenção à anatomia do pé e ao tipo de pisada. O tênis correto deve minimizar as falhas anatômicas e posturais, facilitando a boa adaptação e diminuindo o risco de lesões. Saiba mais aqui.
Além disso, é muito importante alongar a musculatura antes e depois da prática, evitando lesões e estiramentos, além de manter uma boa hidratação antes, durante e depois do exercício. A lista completa de cuidados básicos pode ser lida aqui.
Com alguns cuidados e muita disposição, a corrida rapidamente fará parte da sua rotina e você sentirá na pele todos os benefícios que esse esporte traz! Boa corrida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.