quarta-feira, 23 de junho de 2010

Winter Blues ou Depressão Sazonal do Inverno


Imagem retirada de http://migre.me/RzRi

Talvez você nunca tenha ouvido falar de winter blues ou depressão sazonal do inverno, mas certamente já deve ter sentido seus efeitos em algum momento da vida.
Ainda que no Brasil não tenhamos um inverno rigoroso, a variação de temperatura - especialmente na região Sul - pode trazer algumas indesejáveis conseqüências, como o desânimo e irritação  que sentimos nos dias cinzentos e gelados ou após dias e dias de chuva ininterrupta... Essa condição, além do desgaste energético, faz com que nosso sistema imune se torne menos eficiente, deixando-nos suscetíveis a doenças oportunistas comuns da estação. Por isso, veremos a seguir algumas medidas simples para atravessar as baixas temperaturas com a alegria e saúde de sempre:

* Invista nas nozes, amêndoas e castanhas: são ricas em ácidos graxos essenciais, como Omega-3 que auxiliam na manutenção do coração saudável, boa memória e uma pele bonita, além de ajudar a manter bons níveis de serotonina, o que garante o bom humor e a qualidade do sono. Além disso, quando consumidas frecas, podem ser excelentes moderadores de apetite, ajudando  manter a silhueta em forma para o verão.
* Aromaterapia como aliada: os óleos essenciais podem ser de grande valia para combater estados de desânimo, ansiedade e irritabilidade, comuns da estação. As formas mais comuns de utilização são: em difusores ou sprays, aplicados no ambiente; misturados em óleos de massagem neutros (óleos de amêndoas ou castanha, por exemplo); e nos banhos de imersão, para adultos ou crianças. Dica: misturar OE de Lavanda e OE de Laranja Doce para combater stress e irritação, acalmando, melhorando o sono e trazendo relaxamento.
* Explore sua pele: o frio intenso e os longos banhos quentes podem maltratar a pele nesse período; além disso, tendemos a acumular mais tensão e ter menos contato com nosso corpo durante o inverno. Esse é um grande momento para explorar as possibilidades do corpo, trazendo aconchego através do toque terapêutico da massagem. Para pessoas de qualquer idade, a massagem, especialmente nessa época do ano, é muito saudável, estimulando nossas defesas naturais, relaxando tensões e revitalizando a energia.

Depois dessas dicas, que tal se agasalhar bem e caminhar um pouco ao ar livre?  Aproveite os raios de sol e alongue braços e pernas... O corpo agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.