quinta-feira, 1 de julho de 2010

5 passos para um dia saudável

Imagem retirada de http://migre.me/TTxn

O despertador toca. Você acorda e, sem muito ânimo, coloca no modo "soneca" para dormir mais 5 minutinhos... O resto da novela, nem preciso comentar: o dia segue arrastado e, quando finalmente chega em casa, você praticamente "desmaia".
Mas seu dia pode - e deve -  ser mais produtivo e prazeroso... Para isso, basta um pouco de atenção e pequenas mudanças que farão toda diferença. Deixo aqui algumas dicas simples e eficazes:

* Organize seu dia: Na noite anterior, dedique 5 min e anote os compromissos do dia seguinte - o que fará de manhã, a tarde e a noite. Separe a roupa que usará pela manhã e programe o despertador para tocar com 10 min de folga (esse tempo irá contribuir para o seu bom humor ao longo do dia);
* Acorde seu corpo com carinho: Ao despertar, não tenha pressa em levantar. Alongue-se, respire fundo e procure sentir seu corpo: os pontos de desconforto, os movimentos que relaxam etc. Na hora do banho, deixe-se acariciar pela água, massageie-se e se permita um momento de auto-cuidado;
* Escolha bem os alimentos: comece com uma fruta pela manhã e um copo d'água. Na hora do almoço, sirva-se primeiro de salada crua e depois, escolha alimentos mais saudáveis, como legumes e verduras, arroz integral e carnes magras. A tarde, coma frutas e evite "beliscar" salgadinhos ou bolachas. E para o jantar, prefira alimentos leves, como saladas cozidas ou sopas.
* Dê uma folga para o carro: Sempre que possível, vá andando. Pequenos trajetos, como ir à padaria, farmácia ou resolver alguma coisa pelo bairro, podem se tornar um excelente momento para se exercitar, mesmo com a agenda apertada. Para isso, avalie bem o tipo de calçado que está usando, o clima do dia, se precisará carregar peso etc. E enquanto caminha, procure observar a paisagem, sentir o sol e respirar fundo.
* Relaxe antes de dormir: Para fechar o dia, após um bom banho - quente, de preferência - dedique alguns minutos a uma auto-massagem nos pés, panturrilhas, braços e pescoço. Para isso, utilize um bom óleo de massagem com algumas gotinhas de óleo essencial de Lavanda. Alongue-se e procure "desligar" a mente antes de pegar no sono. Dessa forma, terá um sono reparador, revigorante e certamente acordará com mais disposição.

Procure fazer as coisas respeitando o próprio ritmo, sem cobranças ou rigidez e, quem sabe, colocando em prática um item de cada vez. Depois de algum tempo, as pequenas mudanças já terão se tornado um hábito e você poderá sentir que os dias estão mais leves, fluem melhor. É só uma questão de atenção... e você merece!

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Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.