quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Receita do balaio - Torta com Creme de Mirtilo

Olá, queridos e queridas!

Estamos em plena temporada das maravilhosas blueberries ou mirtilos. Pode-se fazer quase tudo com essas deliciosas frutinhas: suco, chá, geléia... e tortas! Então. aqui vai uma receita pra lá de especial  enviada para os clientes do Balaio Orgânico*.


INGREDIENTES:

1/2 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de fermento em pó
2 xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
180 gramas de manteiga gelada cortada em cubos
2 ovos caipiras
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó

* Recheio
3 xícaras de mirtilos frescos
1/2 xícara de açúcar demerara
3 colheres de sopa de amido de milho (maizena)

COMO FAZER:

Unte uma forma refratária pequena e forre com papel manteig também untado. Misture os ingredientes secos, adicione o ovo e a manteiga gelada cortada em cubos e com a ponta dos dedos misture todos os ingredientes até formar uma farofa homogênea. Forre o fundo da forma preparada com 2/3 de massa de modo a formar uma camada não muito fina.

Prepare o recheio misturando os mirtilos com 1/2 xícara de açúcar e a maizena e espalhe uma camada de frutas sobre a massa. Esfarele a outra parte da massa sobre a camada de frutas deixando uma parte da camada de frutas aparente. Asse em forno médio por 50 minutos ou até que a camada superior da torta fique dourada. Sirva com iogurte natural aromatizado com gotas de um bom extrato de baunilha.

*Para receber a lista de produtos orgânicos fresquinhos disponíveis para entrega em sua residência, envie email para balaioorganico@yahoo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.