domingo, 6 de março de 2011

Lavanda - As mil e uma utilidades da planta mágica



Seu nome científico é Lavandula officinalis e pode também ser chamada de alfazema. É conhecida por seu aroma floral, delicado e refrescante, bastante utilizado na perfumaria.

Dentre as suas diversas ações terapêuticas, podemos destacar o efeito analgésico, antisséptico, anti-inflamatório, antiviral, bactericida e fungicida, descongestionante, regenerativo e sedativo. Indicada para dores de cabeça e problemas de origem nervosa de maneira geral, alívio de cólicas e TPM, gripes, resfriados, sinusite e demais problemas respiratórios com coriza, náuseas, gases e má digestao. Atua como adstringente para todos os tipos de pele, equilibrando a oleosidade e combatendo acne, dermatite, eczema, psoríase e auxiliando no tratamento de picadas de inseto e queimaduras.

É também bastante utilizada para questoes emocionais, resgatando as qualidades de sabedoria, compreensao e tranquilidade. Ajuda a trabalhar a tolerancia, acalma a mente e o coraçao e libera dos padroes negativos de angústia, tormento, histeria e desespero, trazendo uma atmosfera de bem-estar e paz de espírito através da autoconfiança e autoregeneraçao. Tem bastante afinidade com Rosas, Sálvia e Bergamota.

Principais componentes da lavanda: linalol, linalil acetato, geranile, eucaliptol, pinene, limonene, cineole, fenol, cumarinas, flavonóides.

BANHO DEPURATIVO E ENERGÉTICO

Esse banho é indicado para limpeza energética, removendo impurezas e energias mal qualificadas da aura e dos chackras. Também estimula as boas energias, trazendo bem-estar e uma agradável sensação de relaxamento.
Num balde, vasilha ou garrafa grande, misture cerca de 1L de água, 1 colher de sal, 1 colher de açúcar e 10 gotas de OE de lavanda. Após o banho normal, banhe-se com essa água, deixando-a fluir por todo o corpo e mentalizando a limpeza dos corpos sutis. Imagine-se banhado de luz lavanda enquanto joga a água.

UTILIZAÇÃO DO OE DE LAVANDA EM CRIANÇAS

As crianças podem se beneficiar das propriedades da Lavanda de uma maneira muito especial. O óleo essencial pode ser incluído nos cuidados diários desde a mais tenra idade. No banho, nas massagens, no ambiente e até na limpeza do quarto ou lavagem das roupas. Para recém-nascidos, pode inclusive substituir sabões ou perfumes, com a vantagem de ser totalmente natural e terapêutico.
É sempre bom lembrar que óleos essenciais são substâncias altamente concentradas e nunca devem ser aplicadas diretamente sobre a pele, especialmente a das crianças, que é tão sensível. Lembra também de guardar o frasco em local seguro, fora do alcance das crianças. Isso evita ingestão, contato com os olhos ou qualquer outro evento indesejável e prejudicial.
Para as massagens diárias, dilua 5 gotas de OE de lavanda em 30 ml de óleo de amêndoas doces ou semente de uva. O procedimento todo somado a ação terapêutica da lavanda trará relaxamento, aliviando tensões e melhorando a qualidade do sono, além de hidratar a pele e previnir problemas como brotoejas e irritação.
Pode-se colocar algumas gotinhas do OE de lavanda na banheira da criança. Para isso, misture  uma gotinha de OE a uma colher de sopa de leite e agite na água.





Um comentário:

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.