quinta-feira, 17 de março de 2011

Mantra: o som do Divino


Mantra é uma palavra ou grupo de palavras sem conteúdo semântico específico; geralmente um conjunto de sílabas em sânscrito (a língua sagrada do Hinduísmo e do Budismo Tântrico), que se recita diversas vezes seguidas com um objetivo (comum, como calma e tranquilidade ou transcendental, como atingir a iluminação).
Mantra também pode ser definido como um som ou uma combinação de palavras que, pela sua construção, significado e ritmo, tem a capacidade de concentrar a mente, edificante. A palavra é som. O som é vibração. Vibração é energia. De acordo com o hinduísmo, o mantra OM é o som primordial do Universo, a origem e início de todos os mantras. 
Na tradição hindu, a principal função dos mantras é libertar a mente do material condicionado e elevar a consciência a um nível superior ou espiritual. No budismo tibetano, cada mantra é considerado o som adequado para alguns aspectos de iluminação e é recitado a fim de se identificar com esse aspecto da mente iluminada. Por exemplo, o famoso OM MANI PADME HUM é para compaixão. Sua tradução seria algo como: Oh, a jóia no lótus. Este mantra é também consagrado à Bem Amada Kwan Yin, Deusa da Misericórdia, Compaixão e Perdão.
Não precisa ser praticante de qualquer religião hindu ou ocidental, para se beneficiar dos mantras. Inclusive, você pode criar seu próprio mantra, emanando palavras de amor, conforto ou apoio. Eu, por exemplo, repito constantemente (mentalmente ou em voz alta) durante uma caminhada, no banho ou enquanto dirijo: SOU FORTE, SAUDÁVEL E FELIZ.  Fiz também uma musiquinha de dormir para meus filhos com as seguintes palavras: PAZ, AMOR, LUZ E COR; o mais velho canta junto e até arrisca os próprios mantras.
Então, que tal experimentar alguns minutos de calma e quietude? Aproveite o vídeo ou inspire-se e crie seu mantra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.