domingo, 17 de abril de 2011

3 dias com Janet Balaskas



Desde o ano passado, sabia que Janet Balaskas estaria no Brasil a convite do Aobä. Eu aguardava ansiosa a oportunidade de conhecê-la e aprender com sua imensa experiência em parto ativo. Então, finalmente esse momento chegou... e superou qualquer expectativa!
Já havia participado de encontros com Michel Odent e a tradicional parteira holandesa Mary Zwart, que são absolutamente maravilhosos, mas Janet é especial. Ouvindo suas histórias de parto e o modo como percebe e trabalha esse momento, é impossível não se emocionar... com certeza fui inundada de ocitocina (eu e as quase 40 mulheres que participaram deste encontro)!
Essa sul-africana radicada no Reino Unido, quatro vezes mãe, mulher empoderada, simplesmente abriu os horizontes do parto ativo. Aliás, foi Janet quem primeiro usou esse termo "parto ativo", não só o utilizou, como desenvolveu todo o novo paradigma de atendimento no qual a mulher é responsável por seu corpo, sentindo-o e abrindo-o para o parto da maneira que desejar.
Ela moveu um país rumo à humanização, promoveu mudanças profundas no sistema de saúde através de sua coragem, ousadia e sensibilidade. Com o entendimento de que uma grande mudança se faz "de mulher para mulher", Janet atinge milhares de gestantes, profissionais de saúde, acompanhantes de parto e simpatizantes à causa, levando-nos todos em direção a um mundo no qual as mulheres poderão parir em paz, os bebês terão seu sagrado momento de entrada nesse mundo respeitado, as famílias poderão celebrar na tranquilidade do lar a chegada de seu novo membro e os profissionais de saúde respirarão aliviados por perceberem finalmente que NÓS MULHERES SABEMOS PARIR, NOSSOS CORPOS FORAM ESPECIALMENTE PROJETADOS PARA ISSO...
Foram 3 maravilhosos dias compartilhando experiências com Janet, 3 dias inteirinhos aprendendo de maneira científica o que meu corpo já provou que sabe... e depois desses 3 dias, não posso me calar: devo contar a cada mulher que conheço, a cada mulher que queira saber, que seu corpo é capaz, que ela é forte e dá conta, e que seu bebê MERECE nascer com respeito!
No decorrer desta semana, Janet estará semeando o parto ativo em São Paulo, em palestra na USP e oficina para casais e profissionais no bairro de Perdizes. No dia 29.04, novamente compartilhará seus conhecimentos em Curitiba, desta vez numa oficina para casais grávidos. É realmente uma grande oportunidade, capaz de transformar a maneira como interpretamos a vida e a forma de nascer. Como diz Janet, NASCER ATRAVÉS DO AMOR, EXALANDO O BEBÊ PARA O MUNDO, e deixando para trás todo medo e dor que somos levados a acreditar ser inevitável...
Para mais detalhes sobre as próximas oficinas, escreva para ines@aobabebe.com ou visite http://aobabebe.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

2016 - Retomei a Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN e iniciei a Pós-Graduação em Terapia Vibracional Quântica.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.