terça-feira, 10 de maio de 2011

Roteiro básico da utilização das argilas

Esse foi o roteiro da palestra do dia 15.03 no Mercado de Orgânicos. Falamos sobre as propriedades das argilas, como e porque funcionam e algumas sugestões máscaras. Na ocasião, fiz algumas demonstrações das combinações com óleos essenciais e todos pudemos constatar os (ótimos) resultados na pele dos voluntários.

O QUE É GEOTERAPIA?
É basicamente o uso de terras medicinais com finalidade terapêutica.
Esse conhecimento é bastante antigo e surgiu a partir da observação da conduta de animais doentes ou feridos, que mergulham na lama curativa as zonas enfermas.

COMO FUNCIONA A TERAPIA COM ARGILAS?
* Ação Energética: A argila ajuda a restaurar o fluxo de energia vital; isso acontece porque está carregada de energia da terra e, em contato com o corpo, faz acumulação, transferência e devolução de energia vital, removendo energias mórbidas.
* Ação Mineralizante:  A argila - principalmente as de coloração negra - tem um efeito protetor e remineralizante, que se dá através de infiltração pela pele.
* Ação Osmótica:  Devido a troca de liquídos e fluídos, a argila promove efeito adsorvente, desintoxicando e revitalizando a pele.
* Ação Térmica:  A argila absorve calor, rubor, tumor e dor; por essas características, pode ser classificada como antiinflamatória e anódina, ou seja, que causa alívio da dor.
* Ação  antimicrobiana: simula um meio hostil ao microrganismo, o que é valioso, por exemplo, para peles acneicas.

DE QUE SÃO COMPOSTAS AS ARGILAS?
As argilas derivam do lento desgaste das rochas por vento, chuva, mudanças climáticas e tudo aquilo que produza erosão. Basicamente, são compostas por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água. A presença de outros elementos químicos é que dá as diferentes colorações à argila. Para cada tipo de pele, existe uma argila compatível e um procedimento mais indicado. As argilas são muito úteis nos tratamentos estéticos e de saúde quando associadas a ervas medicinais, nas máscaras faciais da geocosmética.

COMO PODEMOS UTILIZAR AS ARGILAS DE MANEIRA SEGURA?
Procure adquirir argilas de boa qualidade, com procedência reconhecida.
Armazene em potes de vidro ou embalagens protegidas da luz e umidade.
Utilize vasilhames de vidro ou louça para manipular as argilas, nunca em metal.
Sempre que precisar de um tratamento de saúde, procure um profissional certificado e especializado no tratamento com argilas.

MÁSCARAS FACIAIS:

*PARA PELE OLEOSA:
Argila verde, OE de Hortelã-Pimenta, OE de Cipreste
Pode-se acrescentar OE de Tea Tree em caso de acne.
Máscara adstringente e refrescante ,auxilia no controle da oleosidade.

*PARA PELE CONGESTIONADA E DESVITALIZADA:
Argila Rosa, OE de Lavanda, OE de COPAÍBA
Máscara revitalizante e adstringente que ajuda no tratamento de peles desvitalizadas, com rugas finas e com poros dilatados.

*PARA PELES MANCHADAS E DESVITALIZADAS:
 Argila Branca, OE de lavanda, OE de palmarosa
 Máscara hidratante e regeneradora, que combina o poder revitalizante e cicatrizante da argila branca com a ação citofilática do óleo essencial de lavanda e palmarosa, para promover a maciez e o clareamento da pele, restaurando o viço e a luminosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

2016 - Retomei a Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN e iniciei a Pós-Graduação em Terapia Vibracional Quântica.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.