quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Como utilizar os óleos essenciais de maneira segura

Qualquer pessoa pode usar com segurança os Óleos Essenciais (OE's). Para isso, é importante que algumas precauções sejam observadas, uma vez que tratam-se de substâncias altamente concentradas. Sempre que usados nas doses corretas você obterá o máximo potencial dos Óleos Essenciais.

* Seguem algumas dicas fundamentais:

* Não deixe os OE's expostos ao sol e ao calor excessivo;

* Não deixe os OE's ao alcance das crianças;

* Crianças com menos de 7 anos não devem ingerir OE's;

* A ingestão de doses elevadas pode ser perigosa. Crianças são atraídas por odores puros e naturais, principalmente os cítricos. Se ocorrer este tipo de acidente procure imediatamente um médico;

* Em caso de contato de OE's com mucosas, olhos ou partes sensíveis do corpo, utilize óleo vegetal puro para neutralizar o efeito da ardência. Não use água. Após 20min o ardor deverá desaparecer. Se o sintoma permanecer, procure um médico.

* Alguns OE's são dermocáusticos e não devem ser usados diretamente sobre a pele. Podem ocasionar irritações cutâneas, de leves a severas. Utilize sempre um veículo carreador (creme ou óleo vegetal) para diluir o OE e usá-lo sobre a pele. 

* Vejamos a lista dos OE's dermocáusticos, que podem provocar alergia, irritação na pele e leve queimadura: Anis, Anis estrelado, Canela, Cravo, Funcho, Lemongrass, May shang, Orégano e Tomilho.

* Fotossensíveis: os OE's cítricos possuem potencial fotossensibilizante, isto é, quando usados puros sobre a pele em exposição ao sol, podem provocar manchas. Portanto, ao utilizar estes OE's puros sobre a pele, não exponha-se ao sol durante as 6 primeiras horas após sua aplicação. 

* Os OE's fotossensíveis são: Bergamota, Grapefruit, Laranja, Lima, Limão, Mandarina e Tangerina;
Alguns autores consideram o gengibre fotossensível

* Vale lembrar:

A genética de cada individuo reage de forma diferente às moléculas químicas que compõem os OE's. Você poderá utilizar os OE's mesmo com propensão a alergia. Apenas deverá usá-los com mais precaução.

Sempre que você for utilizar um OE pela primeira vez, teste-o pingando 2 gotas no antebraço ou atrás das orelhas e aguarde por 12h. Caso não ocorra reação você poderá usar o OE da sua escolha sem problemas. Caso ocorrer reação, escolha um OE de ação semelhante. Nunca utilize um OE que lhe cause reação dérmica.

Utilize os OE's na sola dos pés caso você seja alérgico. Essa é a região do seu corpo menos sensível à reações alérgicas. 

Algumas reações alérgicas aparecerão como vermelhidão e um pouco de ardência. Neste caso, a reação é leve e um pouco de óleo vegetal puro sobre a área afetada deverá ser suficiente para a reação desaparecer em até 40min. Caso a reação persistir procure um dermatologista.

Caso você seja alérgico a algum OE específico, utilize-o num difusor de aroma ambiental. Usando-o desta forma, você será beneficiado por suas propriedades via sistema olfatório.

Texto de Vishwa Schoppan*


* Em setembro, teremos o privilégio de receber Vishwa em Curitiba pela primeira vez. Serao duas oficinas: Workshop Básico de Aromaterapia - voltado a todos que desejam utilizar este maravilhoso recurso da natureza - e oficina de Aromaterapia Aplicada a gestacao - voltado para profissionais relacionados ao atendimento a gestante e mae-bebe.

* As inscricoes estao abertas e até 26 de agosto, tem desconto. Participe e divulgue!

* Também pelo site 

Inscricoes e informacoes:
Nicole Passos
41 9832 6646
nicnunes@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

2016 - Retomei a Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN e iniciei a Pós-Graduação em Terapia Vibracional Quântica.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.