segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O sentido do olfato - oleos essenciais, muito alem do cheirinho



Para compreender como a aromaterapia funciona através dos efeitos dos óleos essenciais, devemos ter uma noção de dois processos fisiológicos básicos: o funcionamento do sistema olfatório e a absorção das moléculas de óleo essencial pelo organismo.
O olfato é o resultado da interação físico-química entre as moléculas voláteis do ar que respiramos e os receptores olfatórios. O epitélio olfatório é extremamente sensível, constituído por mais de 20 milhões de terminações nervosas. Um numero mínimo de moléculas odoríferas são suficientes para estimulá-lo, produzindo a sensação aromática. Esses receptores transformam a informação olfatória em uma linguagem especial, denominada impulso elétrico nervoso, compreendida e interpretada pelo cérebro humano como cheiro.
A sensação do cheiro ocorre quando a mensagem é recebida pelo hipotálamo, glândula mestra do sistema nervoso central. Este age como uma central de transmissão, enviando a mensagem odorífera para outras partes do cérebro, como a glândula pituitária, que então continua a cadeia de retransmissão enviando mensagens químicas para a corrente sanguínea, o córtex olfatório, que auxilia a distinguir os aromas, o tálamo, que ajuda a associar a mensagem aromática com funções específicas, o neo córtex, que analisa o aroma, relacionando-o com os outros sentidos, o sistema nervoso central, que estimula o pensamento consciente.
Todo esse processo ocorre em menos de 1 segundo. Neste ínfimo instante já responderemos aos odores de forma emocional e intelectual. O olfato humano possui a percepção média de 10 mil odores diferentes, sendo o olfato, o sentido que mais cedo amadurece. O bebê, nos primeiros dias de vida, reconhece a mãe pelo cheiro. Porém decai na idade adulta devido ao desuso e pela exposição permanente a cheiros sintéticos, agressivos e poluição ambiental.
Alguns autores como Robert Tisserant afirmam que o aroma excitante do grapefruit e da sálvia sclarea estimulam o tálamo secretar encefalinas, analgésicos naturais que também induzem o corpo a sentir uma sensação de bem estar geral. Acredita-se que o aroma afrodisíaco do ylang ylang estimula a pituitária a secretar endorfina e outros hormônios na corrente sanguínea que irão estimular a libido. Acredita-se também que o aroma sedativo da manjerona estimula uma área do sistema límbico denominada de núcleo da rafe, que desencadeará uma reação onde o resultado será a secreção de serotonina, que auxilia o sono.
Agora que vimos como funciona, é fácil entender como os Óleos Essenciais podem amenizar e até mesmo solucionar aqueles pequenos probleminhas do dia a dia. Com algumas dicas fáceis e simples de serem aplicadas poderemos restaurar o equilíbrio corporal e estabilizar as emoções.

A seguir, algumas dicas práticas para colocar à prova esta aula de fisiologia!

Para uma noite de sono reparador: pingue 2 gota de óleo essencial de manjerona no travesseiro e 2 gotas de lavanda nos lençóis;

Para reenergizar e aumentar a concentração: pingue 2 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta nos pulsos, friccione-os e inale profundamente;

Para amenizar dor de cabeça e enxaqueca: pingue 1 gota de óleo essencial de menta brasileira nas têmporas, e 2 gotas de óleo essencial de pimenta preta na cervical. Massageie suavemente a região.

Para aquecer o corpo e pés frios: adicione 10 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulos em água quente e faça um escalda pés;

Aromatização ambiental acalentadora para a hora do parto: pingue no difusor de aromas ambiental 4 gotas de óleo essencial de lavanda, 3 gotas de sálvia sclarea, 2 gotas de ylang ylang e 2 gotas de manjerona;

Spray para assepsia ambiental em épocas de frio e umidade: misture 50ml de água deionizada e 50ml de álcool de cereais, adicione a essa mistura 10 gotas de óleo essencial de limão siciliano, 6 gotas de anis estrelado, 10 gotas de copaíba, 5 gotas de eucalipto glóbulos e 10 gotas de Pinho da Sibéria.

Fricção reguladora dos hormônios femininos: pingue 3 gotas de salvia sclarea e 1 gota de anis estrelado na plantas dos pés e friccione-os suavemente.

Vishwa (Luciane Schoppan)*

Buscando seu caminho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através do estudo de plantas medicinais, massagem e meditação, Vishwa abandona o curso de comércio exterior na UNEB-Brasília mudando-se para Paris, em 1988, onde estudou Aromaterapia.
Ainda na França, realiza cursos de aperfeiçoamento no Vale do Luberon.
Viaja à Índia em 1992 para consolidar sua formação como terapeuta holística, formando-se em Massagem Ayurvédica com Kussum Modak. Também na Índia (Osho Multiversity, Pune) forma-se em Zen-Shiatsu, Colorpuntura, Aura Soma e Massagem Psíquica.
Recebeu o grau de Mestra em Reiki em Nova York no Centre for Reiki Training, presidido por William Lee Rand.
Em seu retorno ao Brasil, gradua-se em Biologia com Bacharelado em Ecologia pela Universidade Luterana do Brasil (Canoas-RS), estabelece residência em Alto Paraíso-GO e passa a dedicar-se ao estudo e cultivo de plantas medicinais, agrofloresta e a fundação da Terra Flor Aromaterapia, onde atua como aromaterapeuta responsável pelo controle de qualidade de matérias-primas, pesquisa e formação de aromaterapeutas.
Em setembro, teremos o provilegio de receber Vishwa em Curitiba pela primeira vez. Serao duas oficinas: Workshop Básico de Aromaterapia - voltado a todos que desejam utilizar este maravilhoso recurso da natureza - e oficina de Aromaterapia Aplicada a gestacao - voltado para profissionais relacionados ao atendimento a gestante e mae-bebe.
As inscricoes estao abertas e até 26 de agosto, tem desconto. Participe e divulgue!

Inscricoes e informacoes:
Nicole Passos
41 9832 6646
nicnunes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.