quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Alimentação Viva - Descobrindo o prazer de comer sano

Estou passando um período em Buenos Aires e aproveitando muitas maravilhas. Uma delas é a Alimentação Viva ou Raw-food, que consiste em alimentar-se basicamente de vegetais criteriosamente selecionados e sem ou com baixa cocção.
Na terra dos hermanos, estou cercada de tentações: o melhor doce de leite, sorvetes "riiiicos", pastas deliciosas e sobremesas de tirar qualquer um da dieta! Mas após semanas de folia gastronômica, voltei a boa alimentação e, claro, uma detox pra aliviar a consciência... E o melhor é que dentro da proposta de alimentar-se sem cocção, a elaboração dos alimentos se torna muito mais fácil e agradável. Com um toque de   criatividade, é possível fazer deliciosos pratos, que agradam a toda a família, inclusive os pequenos.
Além disso, é possível alcançar uma nova relação com os alimentos, compreendendo que somos parte de um todo e cuidar do que entra pela boca é também cuidar do meio ambiente e de nossas relações. Melhora a disposição, o humor, a qualidade do sono, o entusiasmo, as relações familiares (é muito agradável preparar esses alimentos com a ajuda das crianças e elas ficam mais dispostas a comer os "verdinhos" e afins), os custos... E não bastasse isso, há também uma importante regulação do peso! Inclusive encontrei um site que mostra o antes e depois da alimentação viva com resultados realmente impressionantes. Confira aqui.
Abaixo compartilho um breve texto sobre essa maravilhosa maneira de se alimentar e uma dica preciosa de lanche prático, rápido e muito saudável. Aproveite!

NUTRIÇÃO VIVA*

Um caminho de auto-transformação, um espaço auto-educativo, um modelo para o auto cuidado com a saúde, uma oportunidade de reconexão com os ciclos naturais.
A nutrição viva se concebe como um estilo de vida orgânico, onde se considera o ser humano como um ser integrado, capaz de ver a vida como um todo. Sob esta visão, a nutrição é abordada desde uma concepção holística para alcançar a Saúde Integral.
Cultivados pelo Homem, concebidos pela Terra, aerados pelo Vento, banhados pela Chuva e dourados pelo Sol, os alimentos chegam até nós para ser utilizados tal qual são oferecidos pela Natureza, fortalecendo a noção de Integridade com a vida. Os vegetais continuam crus, as frutas serão saboreadas como nos oferecem as árvores e as sementes serão germinadas ou brotadas, tendo também a possibilidade de fermentação ou desidratação.
A alimentação viva vai além de uma maneira saudável de se alimentar, trata-se de uma nova maneira de ver e viver a vida, onde o conceito de nutrição é ampliado, abarcando além daquilo que comemos, a nutrição de nossos corpos emocionais, psíquicos e espirituais. Realizando diferentes práticas como o Yoga, pranayamas, meditação, lavagens hepáticas e intestinais, e exercícios físicos, considerando a saúde integral do Homem e do Planeta.
*Texto de Gae Arlia, retirado do site Germinando Vida. Originalmente em espanhol, tradução livre.


Vitamina Superpoderosa

1 manga
1 fatia de mamão
1 cenoura
Suco de 1 laranja
1 punhado de amêndoas germinadas
stevia (opcional)

Bata todos os ingredientes por pelo menos 3 minutos ou até que se tornem homogêneos. Tome na hora.

Bolachinhas de girassol
*Essa não é exatamente rawfood, mas uma adaptação para se preparar em forno comum. Ainda assim, muito mais saudável do que bolachinhas com farinha de trigo. E AS CRIANÇAS VÃO AMAR!

2 xícaras de semente de girassol germinadas
1 xícara de farinha de aveia ( ou grão de aveia triturada)
3 colheres de sopa de leite de coco
1 pitada de sal do himalaia
água em quantidade suficiente para dar liga

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que virem uma pasta grossa (não precisa ficar homogênea),
Espalhe numa assadeira antiaderente de maneira que forme uma camada bem fina, o mais fina possível. Pode apalpar com os dedos para que a massa fique bem distribuída. Coloque no forno pré-aquecido e deixe cerca de 10 minutos em temperatura baixa. Quando a massa estiver mais firme, faça linhas quadriculadas, dividindo a massa em quadradinhos. Desligue e deixe mais 10 minutos aproveitando o calor. Retire e delicíe-se.

Hmmm! É uma delícia! E aqui teve êxito total! Acompanha bem tahine, guacamole e pesto.

Delicie-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

2016 - Retomei a Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN e iniciei a Pós-Graduação em Terapia Vibracional Quântica.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.