quarta-feira, 11 de julho de 2012

Oficina de Shantala - Massagem em bebês em Natal-RN

Com grande alegria, convido para a 1a Oficina de Shantala da Casa Aho, em Natal-RN.

Sao bem-vindos: famílias com ou sem bebês, mães, pais, avós, tias e tios, cuidadores de bebês, profissionais da Educacao Infantil, profissionais da Saúde e ligados ao atendimento a Gestante e RN, pessoas interessadas na Massagem Infantil de maneira geral.

O que trazer: Caso venha com bebê, trazer fralda de tecido, 1 toalha de banho e 1 muda de roupa, além dos objetos de uso pessoal do bebê. Caso venha sem bebê, trazer 1 boneco de pelo menos 35 cm para simular a massagem.


Mas afinal, o que é Shantala?
Shantala é o nome dado a técnica milenar indiana de massagear bebês. Na Índia, a massagem é uma tradicao transmitida oralmente de mãe para filha, tão importante quanto qualquer outro cuidado com o bebê, como amamentacao ou higiene.

Em que momento posso comecar a massagear meu bebê?
A Shantala é indicada a partir do primeiro mês, quando a pele do bebê está mais resistente, o coto umbilical já deve estar completamente cicatrizado e seu corpo, mais adaptado a vida extra-uterina. Por ser uma massagem vigorosa e profunda, é preferível comecar por volta deste período.

Até quando posso massagear meu bebê?
Não há limite de tempo para os benefícios da Shantala. Em geral, é bom observar como o bebê está recebendo a massagem, se el@ se sente confortável ao ser massagead@ e se mantém receptiv@ ao toque. Muitas criancas gostam e até pedem para ser massagedas, o que demonstra como recebem bem o toque.

Quem pode massagear o bebê?
A Shantala pode ser praticada pelas pessoas mais próximas ao bebê, especialmente pai e mãe, o que não impede outras pessoas, como cuidadores e familiares íntimos, de praticarem a massagem. Basta que a pessoa seja de confianca e tenha bastante afinidade com o bebê, além de se sentir disposta a massageá-l@. O objetivo é criar uma atmosfera de tranquilidade e confianca para o bebê, fortalecendo os vínculos afetivos e intensificando a comunicacao não-verbal com as pessoas próximas a ele.

Quais são os benefícios da Shantala?
De maneira resumida, a Shantala promove maior integracão entre pais e bebê, auxilia na prevencão e diminuicão de cólicas, gazes e desconfortos, além de ajudar a regular o sono, diminuir tensões e episódios de choro e equilibrar o desenvolvimento psicomotor do bebê. Pais/Mães que praticam a massagem relatam mais prazer e satisfacão na interacao com seus bebês. As criancas também tendem a ser mais saudáveis e vigorosas.

Como posso me inscrever?
As inscricões podem ser feitas por email nicnunes@gmail.com ou telefone 84 9811 7989 * 84 3641 2442 até quinta-feira, dia 12 (para facilitar a organizacao do espaco).


O início da vida é o fundamento da vida Inteira, aqueles que recebem cedo toque 
suficiente têm, como mudas bem regadas e cuidadas, maior possibilidade de vicejar e 
se tornar plantas saudáveis”  Eva Reich



Um comentário:

  1. Gostaria de ser avisada se houver outro curso de Shantala.
    Grata, Kelly Pires

    Email: kellypirescontato@gmail.com
    Tel e Whats: 8879-9908

    ResponderExcluir

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

2016 - Retomei a Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN e iniciei a Pós-Graduação em Terapia Vibracional Quântica.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.