sábado, 5 de janeiro de 2013

Naturoterapia na gestação

Desde 2010, venho me preparando para atender mulheres num dos momentos mais especiais de suas vidas: o momento de gestar e dar a luz. Após minha última gestação e a linda experiência de um parto domiciliar maravilhoso, compreendi que a Naturoterapia tem muito a oferecer neste momento e que os recursos naturais são poderosos aliados da mulher ao longo deste período e após o nascimento do bebê. 

Algumas técnicas simples, de fácil acesso, quando bem utilizadas, fazem uma enorme diferença em períodos críticos da gestação, parto e pós-parto. São elas:

Imagem registrada
Massoterapia - Toda gestante sabe o quão valiosa é uma boa massagem... Quando a coluna arde e os membros doem, é hora de receber toques na medida certa. O Zen Shiatsu é uma técnica de massagem japonesa, mais sutil que o Shiatsu convencional, e por isso muito útil durante e após a gestação. É realizada sobre um tatame e consiste de movimentos alternados de alongamento e pressão, proporcionando relaxamento e bem estar. Indicada a partir do 3o mês, pode ser realizada (com algumas adaptações) até o fim da gestação. Após o nascimento do bebê, é indicada para alivio das tensões e para recompor a energia da mãe num momento de grande dedicação ao bebê.
A sessão dura, em média, 1h30 e seus benefícios são sentidos de imediato.




Imagem registrada
Florais de Bach - A gestação é um período de grandes modificações. A montanha russa hormonal pode levar algumas mulheres a uma verdadeira odisséia emocional, provocando grande ansiedade, ataques de melancolia  ou a sensação de descontrole. Ainda que passageiras, estas sensações podem ser muito desagradáveis, não só para a gestante, mas para quem a cerca. Para evitar desgastes desnecessários, a Terapia Floral é muito aconselhada, pois auxilia a mulher (e seus familiares) a reencontrar seu ponto de equilíbrio durante os nove meses e no puerpério. Os florais têm uma ação sutil, trazendo a percepção de nossas atitudes mais cotidianas... na simplicidade dos pequenos gestos, surge a oportunidade de agir diferente, de forma mais centrada e coerente, tranquilizando a mente e entregando-se ao fluir da vida.

Imagem registrada
Aromaterapia - Ao contrário do que se pode imaginar, esta terapia vai muito além dos aromas, dos cheiros... A Aromaterapia se utiliza de óleos essenciais, a alma líquida das plantas, para tratar as mais diversas situaçoes, de físicas a emocionais. Os óleos essenciais podem ser empregados em formulações exclusivas para cada gestante e na forma mais conveniente: óleos de massagem, banhos, aromatizadores, produtos de higiene pessoal etc. Por exemplo, pode-se preparar o ambiente do parto com uma sinergia muito especial que ajudará a mãe e o bebê a relaxarem neste momento único.

Para sentir-se plena, todos os recursos são válidos... Além destes, muitas outras técnicas são aplicadas em cada sessão. O objetivo maior é promover o bem estar e saúde integral, seja na gestação, seja no pós-parto. A cada sessão, as terapias são associadas a orientação perinatal, com apontamentos sobre postura corporal, alimentação, exercícios e preparação para o parto, para que a gestante alcance seus nove meses no paraíso e se mantenha saudável e cheia de energia para o pós-parto e os cuidados com o bebê. Atendimentos em Naturoterapia e Acompanhamento Pré-parto, Parto e Pós-parto.
Para saber mais sobre meu trabalho, entre em contato por email nicnunes@gmail.com ou pelos telefones 84 9811 7989  Tim e 84 8727 0046 Oi.

Abaixo, assista a reportagem da SimTv sobre parto humanizado gravado comigo e equipe RAMA na Casa Aho:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.