segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O que faz a Doula?



Cada vez mais comum na cena do parto,  o papel da doula tem se tornado importante, levando conforto à gestante/casal e auxiliando no processo do trabalho de parto e parto. Por definição, doula é uma palavra de origem grega que significa "aquela que serve". Da maneira como se entende hoje, doula é a profissional responsável por oferecer suporte físico, emocional e informativo à gestante e/ou casal durante as fases da gestação, parto e puerpério imediato.

Este suporte pode ser oferecido de variadas formas, seja com explicações didáticas sobre os procedimentos mais comuns, massagens, técnicas de respiração e relaxamento, exercícios de preparaçao para o parto, terapias naturais etc, de acordo com as especialidades de cada doula. Durante o parto, a doula pode mediar a comunicação entre a equipe de assistência e o casal, traduzindo os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares de uma maneira compreensível e sutil, atenuando a eventual frieza da equipe obstétrica num momento tão singular na vida da gestante/casal. A doula também pode ajudar a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, trazendo técnicas eficientes de respiração e propondo medidas naturais para alívio dos desconfortos,  como banhos, massagens, relaxamento, etc.

Dentre as atribuições da doula estão: 
  • trabalhar necessidades especificas da gestante/casal, compreendendo e auxiliando nas demandas emocionais e físicas que possam representar impecilho ao trabalho de parto e parto ativo, saudável e em harmonia com os desejos da família;
  • oferecer informações de acordo com a Medicina Baseada em Evidências para elaboração do plano de parto;
  • oferecer suporte contínuo durante o trabalho de parto e parto, a partir do momento em que a gestante/casal sentir necessidade de acompanhamento, seja em domicílio ou hospitalar;
  • oferecer alternativas não-farmacológicas para alívio da dor e desconfortos do trabalho de parto e parto;
  • garantir orientação pós-parto para alivio de desconfortos comuns e orientações úteis à nova fase da família;
  • oferecer suporte ao aleitamento materno e manejo do recém-nascido;
  • oferecer conforto e orientação ao companheiro com relação a cada etapa do processo;
  • esforçar-se para que, dentro do possível, as necessidades da gestante/casal sejam contempladas a cada fase do processo de gestação, parto e puerpério.



Não são de responsabilidade da doula:
  • acompanhamento técnico da gestação, parto e puerpério, o que implica realizar tarefas médicas como aferir pressão arterial, verificar os batimentos cardíacos fetais, toques vaginais e outros;
  •  tomar decisões pela gestante/casal, porém podendo auxiliar na coleta de informações necessárias tornando possível escolhas conscientes;
  • falar com a equipe médica em nome da gestante/casal ou no lugar deles, com relação a procedimentos e outras decisões de impacto para a gestação, parto e puerpério, podendo apenas lembrar a gestante/casal sobre suas escolhas descritas no plano de parto;
  • tomar atitudes por conta própria ou intervir em procedimentos e decisões seja da gestante, casal ou equipe de saúde.
A doula pode fazer a diferença durante a gestação e parto, mesmo que seu suporte seja muito simples. Doulas estão ali para escutar a mulher e seu companheiro, fortalecer suas convicções e apoiar suas decisões com relação ao parto e ao bebê. A doula não garante nem determina como será o parto, mas pode trazer novos entendimentos e abrir caminho para grandes transformações.

Como doula, digo que é uma dádiva poder apoiar tantas mulheres e casais no grande momento de suas vidas. 

Nicole Passos


As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode*:
  • diminuir em 50% as taxas de cesárea
  • diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
  • diminuir em 60% os pedidos de anestesia
  • diminuir em 40% o uso da oxitocina
  • diminuir em 40% o uso de forceps
Embora esses números refiram-se a pesquisas no exterior, é muito provável que os números aqui sejam tão favoráveis quanto os acima mostrados.

*Estes dados foram retirados de http://www.doulas.com.br/oque.php e podem ser comprovados em http://summaries.cochrane.org/CD003766/continuous-support-for-women-during-childbirth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.