terça-feira, 13 de agosto de 2013

Parto natural e a caminhada contra a Violência Obstétrica

Que a prática obstétrica no Brasil siga as diretrizes da Medicina Baseada em Evidências, onde cada procedimento é criteriosamente avaliado e apenas realizado se for de real necessidade, visando oferecer o menor risco para os envolvidos.

Que o papel de cada prestador de serviço durante o parto seja preservado, sem tensões entre obstetras e doulas, sem brigas de ego, em favor da gestante, do casal e do bebê.

Que acima de tudo haja Respeito à mulher, ao seu corpo e ao seu tempo! Que cada mulher possa respirar livremente e sentir nascer seu bebê sem medos, pressões, manobras, cortes... Deixando que seu corpo haja da melhor maneira!

Que cada obstetra dispost@ a acompanhar um parto normal desenvolva responsavelmente a paciência necessária para simplesmente deixar as coisas acontecerem, independente de sua pressa ou ansiedade em ver "resolvida" a situação. E que saiba, sinta e entenda que quem dá a luz é e sempre será a mulher!

Que cada palavra de ordem durante o parto seja calada. Que cada gesto opressor seja contido. E que todos possam confortavelmente sentar sobre suas mãos para ver nascer bebês saudáveis e mulheres capazes!

Por todas as nossas relações.


Aqui o link de um Dossiê elaborado pela Rede Parto do Princípio para a CPMI da Violência contra as Mulheres
http://www.senado.gov.br/comissoes/documentos/SSCEPI/DOC%20VCM%20367.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada à Saúde com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - Mudei-me para Natal/RN e passei a coordenar as atividades da Casa Aho; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitárias (Natal/RN). Fiz curso de Aperfeiçoamento em Yoga para Gestantes.

2015 - Conclui a Formação Profissional em Aromaterapia pela Terra Flor. Iniciei o ciclo de encontros de gestantes da Casa Kids.

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.